Quem somos

O laboratório de computação em fenômenos de transporte no ITA-CTA dedica-se a analisar numericamente escoamentos e transferência de calor e massa. Pesquisa básica e aplicada são desenvolvidas associadas a teses de mestrado e doutorado. Pesquisas em pós-doutoramento e iniciação científica são também desenvolvidas.

A nossa história

No início de 2000, O espaço físico e a infra-estrutura computacional da LCFT já não acomodavam o fluxo de alunos e eram incompatíveis com a realização de tarefas computacionalmente intensivas. O espaço era de somente 20m2 e contavam com apenas seis PC’s P-200MHz e dois PC’s PIII-500. Houve portanto a necessidade de investir no aumento do LCFT.

Uma ampla reforma realizada no ITA fez uso de uma área utilizada até então pelo antigo Laboratório de Ventiladores. Esta área foi limpa e preparada para as novas instalações do LCFT. Cabe lembrar que apesar do pouco espaço e das dificuldades de processamento, uma razoável produção científica foi realizada nas instalações.

Foi feito um “layout” do novo espaço físico planejado com 140m2 e um esquema da distribuição de instalações. Este espaço permitiu a instalação adequada e segura de equipamentos e a infra-estrutura necessária à acomodação de pesquisadores, bolsistas e visitantes. Esta área é composta por 9 salas individuais de trabalho onde cada uma da suporte para 3 alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores visitantes. A distribuição do espaço conta ainda com Sala de Reunião, Sala de Gerência, Sala de Hub, espaço para Administração e Recepção. Os recursos computacionais e operacionais possuem um “cluster” de estações de trabalho, periféricos e serviços essenciais que permitem a execução das tarefas.

O custo de remoção das instalações antigas, realização das obras civis necessárias e adequação da infra-estrutura física, rede elétrica, rede lógica, rede de telefonia e instalações de conforto térmico foi totalmente absorvido pelo ITA através da Fundação Casimiro Montenegro Filho - FCMF.

Entre 200 e 2015, o Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte - LCFT contou com 8 PC´s Athlon K7, 1 PC Pentium III Dual e um micro servidor com 2 processadores além de uma impressora HPLaserjet 2300dn, um scanner Genius Colorpage HR7X e possui um Cluster de 56 processadores.

Antes

Reforma no novo espaço

De 2000 até 2015...
















A partir de 2016 - Novo Laboratório

No dia 08 de abril de 2016 aconteceu a cerimônia de inauguração das instalações do novo Laboratório de     Computação em Fenômenos de Transporte – LCFT/ITA, onde contamos com a presença do Magnífico Reitor do     Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, o Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, e com o representante da Petrobras,  Dr. Ismael Humberto, Coordenador do Projeto no CENPES/Petrobras.

              O prédio conta com uma área construída em torno de 1.000 e faz parte do projeto realizado em parceria com a Petrobras denominado "Rede Temática de Computação Científica e Visualização". Possui cinco salas para suporte a pesquisadores, sala de reuniões; sala de administração e secretaria além de um Auditório que está pronto para uso em seminários, workshops, eventos e reuniões do laboratório envolvendo o tema "Energia".  Vinculado ao laboratório foi criado também o "Centro de Competência em Energia - CCE/ITA", o qual busca consolidar pesquisas nas áreas de Energia Renovável, particularmente na chamada "Energia Heliotérmica".

Como estamos atualmente...

    

 

Pág. Principal